TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Exame realizado por aparelho de raios-X posicionado ao longo de um anel que gira ao redor do paciente, produzindo imagens que são representadas na tela de um computador em fatias.

O paciente é deitado sobre uma mesa especial que desliza lentamente por dentro de um tubo curto. O exame é indolor e sem qualquer contato com o aparelho, que emitirá os raios-X que passarão pelo corpo e produzirão as imagens na tela do computador do médico. Durante o exame, o paciente é instruído por um biomédico posicionado em outra sala e um contato será mantido. É preciso ficar imóvel, e dependendo do tipo de análise pode ser preciso segurar a respiração por um período.

Pode também ser preciso que se injete um contraste endovenoso à base de iodo, para que o estudo seja mais eficiente. Em algumas situações especiais, pode ser necessário sedação sob supervisão de anestesiologista.
Antes do exame será realizada uma breve entrevista, quando todas as informações fundamentais para a eficiência do procedimento serão levantadas.

A duração do exame é variável, sendo que as condições do paciente e a região a ser analisada influem neste sentido, levando cerca de 15 a 30 minutos.

Após o exame o paciente está apto a voltar à rotina normal. Caso tenha sido utilizado o contraste é recomendado ingerir muita água ou líquidos diversos durante as horas subsequentes. Quando há sedação, entretanto, fica proibido ir embora desacompanhado e é preciso algumas horas de repouso.


ULTRASSONOGRAFIA

Exame quetrabalha por ondas sonoras de alta freqüência enviadas ao corpo por um transdutor pressionado contra a pele do paciente, no qual não se emprega radiação e não há efeitos prejudiciais associados. Este transdutor também recebe as ondas sonoras refletidas pelos tecidos e sangue como um eco, e estas são convertidos pelo aparelho em imagens que podem ser vistas no monitor ao lado do paciente, em tempo real. A ultrassonografia com Doppler é utilizada para detectar e visualizar o fluxo sanguíneo enquanto a estrutura corporal interna é observada.

O paciente é deitado sobre uma mesa de exame, e é utilizado um gel inócuo, inodoro e hidrossolúvel aplicado sobre a pele onde o transdutor é colocado, sendo o mesmo completamente removido no final. Durante o procedimento, é normal sentir uma leve pressão ou vibração do transdutor, o que não é doloroso. As luzes do ambiente são reduzidas para melhorar a visualização das imagens na tela e mudanças na posição do corpo algumas vezes são necessárias a fim de obter imagens melhores. O tempo de exame é de poucos minutos.

Após o exame o paciente está apto a voltar à rotina normal.


RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Exame que emprega campo magnético intenso e ondas de rádio para gerar imagens em alta definição de ossos, órgãos e tecidos do corpo humano, que são representadas na tela de um computador em múltiplos planos. Não há emissão de radiação.

O paciente entra na sala do exame sem qualquer objeto metálico no corpo; próteses, marcapassos e materiais cirúrgicos vasculares e ortopédicos são avaliados caso a caso. É então deitado em uma mesa especial, acopla um suporte(bobina) na região do corpo a ser examinada e desliza para dentro de um tubo fechado que registra as imagens fornecidas pela manipulação do campo magnético. Oexame é indolor, e durante o mesmo é emitido um forte ruído pelo aparelho. O paciente é instruído por um biomédico posicionado em outra sala e um contato será mantido. É preciso evitar movimentos durante a realização do exame, e dependendo do tipo de análise, pode ser necessário segurar a respiração por alguns segundos. Em alguns casos há necessidade de se injetar um contraste endovenoso específico para que o estudo seja mais eficiente.

Antes do exame será realizada uma breve entrevista, quando todas as informações fundamentais para a eficiência do procedimento serão levantadas.

A duração do exame é variável, sendo que as condições e colaboração do paciente e a região a ser analisada influem neste sentido, levando em média 40 minutos.

Após o exame o paciente está apto a voltar à rotina normal. Caso tenha sido utilizado o contraste é recomendado ingerir muita água ou líquidos diversos durante as horas subsequentes. Quando há sedação, entretanto, fica proibido ir embora desacompanhado e é preciso algumas horas de repouso.


MAMOGRAFIA

Exame realizado por aparelho de raios-X (mamógrafo)com baixa dose de radiação, obtendo imagem da estrutura interna da glândula mamária e das axilas. Serve para o rastreamento e detecção precoce do câncer de mama em mulheres assintomáticas, buscando lesões não palpáveis ou alterações denominadas microcalcificações, para a investigação de nódulos mamários percebidos pela palpação ou outros sintomas na região.

A paciente tem as mamas posicionadas sobre uma espécie de placa acrílica e gentilmente comprimidas pelo equipamento, sob o comando de uma técnica. A compressão é necessária para espalhar adequadamente os tecidos mamários, de forma a garantir a melhor visualização dos aspectos internos da glândula, e dura apenas alguns segundos em cada mama, podendo ser um pouco incômoda - para reduzir o desconforto, é interessante que as mulheres em idade fértil procurem fazer o exame entre o quinto e o décimo dia do ciclo menstrual, quando as mamas estão menos sensíveis.

Após o exame a paciente está apta a voltar à rotina normal.

 
 
   
   
   
TC - Tomocentro Ltda
Praça Isabel Arruda, 50 - Centro * CEP 18602-111
Botucatu - SP - Tel: (14) 3815.2131 / 3813.4041
© 2013 TC - Tomocentro Ltda